SC tem 145 municípios afetados e mais duas novas mortes por conta das chuvas

O governo estadual já distribuiu 92.004 itens de assistência humanitária para 25 municípios afetados.

Santa Catarina, 17 de outubro de 2023 – As intensas chuvas que assolaram o estado de Santa Catarina deixaram um rastro de destruição, com o registro de mais duas mortes confirmadas, conforme informado pelo relatório atualizado da Defesa Civil divulgado às 18h de segunda-feira, 16.

O relatório alarmante aponta que 145 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas às chuvas, sendo que 125 deles encontram-se em situação de emergência. A cidade de Rio do Sul, localizada no Alto Vale, decretou estado de calamidade pública devido à gravidade da situação.

Os óbitos decorrentes das chuvas são de dois homens que perderam suas vidas em circunstâncias trágicas. Um deles foi eletrocutado enquanto tentava retirar um aparelho de ar condicionado de sua casa, localizada em Três Barras. O segundo homem sofreu uma descarga elétrica fatal ao sair a cavalo para lidar com o gado em Calmon.

A segunda-feira, 16, foi marcada pelo retorno dos temporais, acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo em Santa Catarina. E, de acordo com os alertas da Defesa Civil, essa condição do tempo se manterá nesta terça-feira, 17, com risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

O governo estadual já distribuiu 92.004 itens de assistência humanitária para 25 municípios afetados pelas chuvas. Equipes municipais, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e outras estruturas governamentais, incluindo órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, estão prestando atendimento às pessoas afetadas.

A situação das barragens também está sendo monitorada de perto, e os dados atualizados até as 16h de 16 de outubro de 2023 são os seguintes:

Barragem Sul (Ituporanga/SC):

– Montante: 31,68 m

– Jusante: 1,80 m

– Lâmina do vertedouro: 0,68 cm

– Comportas abertas: 0

– Comportas fechadas: 5

– Canal extravasor: Fechado

– Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm

– Tempo: Nublado

– Pluviometria: 0,0 mm

– Reservatório: 106,83%

Barragem Oeste (Taió/SC):

– Montante: 23,69 m

– Jusante: 7,10 m

– Lâmina do vertedouro: 0,39 cm

– Comportas abertas: 0

– Comportas fechadas: 7

– Canal extravasor: Fechado

– Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm

– Tempo: Nublado

– Pluviometria: 0,0 mm

– Reservatório: 103,65%

Barragem Norte (José Boiteux/SC):

– Montante: 44,55 m

– Comportas abertas: 1

– Comportas fechadas: 1

– Tempo: Nublado

– Pluviometria: 0,0 mm

– Reservatório: 91,50%

Além disso, os níveis dos rios nas cidades apresentaram variações significativas, com Taió, Ituporanga, Rio do Sul e Blumenau sendo algumas das áreas mais afetadas.

As autoridades continuam em alerta máximo, monitorando a situação e prestando assistência às comunidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. A população está sendo orientada a manter-se em segurança e a seguir as diretrizes da Defesa Civil.

COMPARTILHE COM A GALERA