A volta do evento irá impulsionar a economia local após enchentes.
Blumenau, 9 de outubro de 2023 – A Oktoberfest de Blumenau, um dos maiores eventos do Brasil, é um sinônimo de desenvolvimento econômico para a cidade catarinense. Com mais de 3 mil empregos gerados diretamente dentro da festa e uma ampla cadeia de turismo que se beneficia, incluindo comércio, bares, restaurantes e hotéis, a sua retomada após as enchentes se torna um marco de esperança para a economia local.
A Prefeitura de Blumenau anunciou a decisão de retomar a montagem da Oktoberfest no Parque Vila Germânica nesta segunda-feira, dia 9, devido ao declínio do nível do Rio Itajaí-Açu e às previsões positivas para os próximos dias. O prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, tomaram a decisão durante uma reunião na manhã desta segunda-feira.
Os portões da festa serão abertos às 18h de quarta-feira, dia 11, e o tradicional desfile foi antecipado para as 19h. Mário Hildebrandt destacou a importância econômica da Oktoberfest para a cidade e a resiliência que ela representa, afirmando que o foco atual é o atendimento às ocorrências e o amparo aos atingidos pelas enchentes.
Na quarta-feira, a primeira apresentação da banda VoxxClub, às 22h, no setor 2, promete ser a grande atração. Marcelo Greuel ressaltou a importância da festa para a economia da cidade, com a geração de muitos empregos diretos e indiretos.
Devido à suspensão causada pelas chuvas, a Oktoberfest foi prorrogada até o dia 29 de outubro. A festa é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, com a Spaten como cerveja oficial, e conta com diversos patrocinadores e apoios, destacando-se Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Tintas Coral, Veolia, Hering, Intelbras, Pixbet, Fort Atacadista, Koerich, Havan, Bem Brasil, Ventisol, Hemmer, Stuttgart Porsche, Fritz e Frida Alimentos, Mercado Pago, Unilever Brasil, Karsten, Tirol, Segala’s Alimentos, Studio Z, Posto Mime, Brimex, Ipel e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, além do apoio de CVC, Perto Digital, Imply, Eleven 360, Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC.