Polícia Militar de Timbó intensifica fiscalização em motocicletas

Várias irregularidades são encontradas durante a fiscalização no município

TIMBÓ, 7 de Julho de 2023 – A Polícia Militar de Timbó está intensificando a fiscalização de motocicletas no município com o objetivo de combater a perturbação do sossego e garantir a segurança no trânsito.

Ações recentes foram tomadas devido às frequentes reclamações recebidas pela polícia em relação ao ruído excessivo provocado pelos escapamentos das motos e a alta velocidade empregada pelos motociclistas nas ruas da cidade.

Essas reclamações, que surgem por meio das Redes de Vizinhos, reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e denúncias anônimas, levaram os órgãos competentes a tomar medidas para garantir a segurança e tranquilidade de toda a comunidade. A Polícia Militar, preocupada com o aumento constante de acidentes de trânsito e com o uso de motos para atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e o transporte irregular de mercadorias, decidiu realizar uma fiscalização mais rigorosa desses veículos.

Os policiais receberam recentemente instruções e atualizações sobre a legislação de trânsito e estão utilizando motocicletas para o patrulhamento, a fim de fiscalizar de forma mais eficiente e atender às demandas da comunidade. Além disso, o projeto “Silêncio sou Parceiro” foi implementado no município de Timbó, passando da fase de orientação e conscientização para a fiscalização efetiva, como a operação Ruído Zero, que ocorre durante o dia e a noite nas ruas da cidade.

Polícia Militar de Timbó intensifica fiscalização em motocicletas

Serviço de moto frete e moto táxi

Durante a fiscalização, foram encontradas diversas irregularidades, o que levou à necessidade de fiscalizar também o serviço de moto frete e moto táxi. Entre as exigências da legislação brasileira de trânsito para esses serviços, destacam-se o uso de colete refletivo pelo condutor da motocicleta, a habilitação na categoria A, a conclusão de um curso especializado para condutor de moto frete ou moto táxi, a presença de sistema de proteção para as pernas e corta pipas na motocicleta, a placa na categoria Aluguel e a proibição do uso da bolsa conhecida como BAG, sendo necessário utilizar bolsas laterais ou caixa fixa na motocicleta para o transporte de mercadorias.

Todos os condutores de motocicletas ou de qualquer outro veículo em circulação no município devem seguir integralmente as normas regulamentares de trânsito. Em caso de dúvidas sobre a legislação aplicada, é possível consultar a Lei nº 12.009, de 29 de julho de 2009, e a Resolução CONTRAN Nº 943 de 29/03/2022, que detalham as regras e regulamentos para o uso de motocicletas em atividades de moto frete e moto táxi.

Com essa intensificação da fiscalização, a Polícia Militar de Timbó busca garantir um trânsito mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos, combatendo infrações e irregularidades que possam comprometer a segurança viária e a qualidade de vida da população.

COMPARTILHE COM A GALERA