Santa Catarina – A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia do Município de Saudades, cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira, 20, contra dois adolescentes. Os jovens eram acusados por apologia ao nazismo.
O cumprimento de mandado contou com o apoio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI/ DEIC).
A investigação teve início há um mês e tem como foco a veiculação de uma suástica em uma escola do município, além da sua divulgação por parte de adolescentes.
Durante a ação desta quinta-feira, a equipe de investigação reuniu elementos que evidenciam a disseminação desse conteúdo através do aplicativo Discord, uma plataforma de comunicação online.
Os vestígios digitais angariados serão minuciosamente analisados pela Polícia Civil para aprofundar a apuração do caso de apologia ao nazismo.
Vale destacar que no Brasil, a lei federal antirracismo (Lei nº 7.716, de 1989) tipifica como crime:
a prática de “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
Essa legislação busca coibir qualquer manifestação que faça apologia ao nazismo e promova a intolerância racial no país.