Paralisação do transporte coletivo de Blumenau agendada para esta terça-feira é cancelada

Sindicato comunicou o cancelamento da paralisação na noite desta segunda-feira (18)

Marcada para esta terça-feira (19), a paralisação do transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, foi cancelada pelo Sindetranscol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Blumenau). O comunicado foi feito por meio das redes sociais na noite desta segunda-feira (18).

Conforme a publicação, o cancelamento ocorre devido à audiência presencial no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que acontece em Florianópolis, às 14h desta terça-feira (19).

Na última sexta-feira (15), o desembargador Federal do Trabalho, Roberto Basilone Leite, determinou a realização de uma audiência de instrução e conciliação entre a Blumob e Sindetranscol. A decisão judicial vem em meio a um cenário de impasse, após a informação da possível paralisação dos serviços de transporte público da cidade.

O sindicato pede por mais segurança aos trabalhadores, principalmente nos terminais. “A greve é o último recurso. Prova disso é que estamos há mais de dois anos denunciando as condições de trabalho, inclusive de segurança, denunciando a situação e tentando negociar”, disse na publicação.

Já a Prefeitura de Blumenau informou que está realizando investimentos significativos no transporte público, com a instalação de aproximadamente 800 câmeras de segurança, quatro câmeras em cada ônibus e também nos terminais.

Paralisação sem aviso foi proibida pelo TRT

O TRT proibiu as greves sem aviso prévio de 72 horas no transporte coletivo de Blumenau. A empresa concessionária da cidade, BluMob, entrou com o pedido de tutela de urgência, após a paralisação registrada terça-feira (12).

A Justiça do Trabalho decidiu que a paralisação não seguiu a legislação, pois há necessidade de aviso prévio sobre eventuais greves, com no mínimo 72h de antecedência e manutenção do serviço com 70% da frota em operação nos horários de pico.

Além disso, a decisão estabeleceu uma multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento da determinação de manutenção dos serviços.

Na tarde de sexta-feira (15), o Sindetranscol anunciou que planeja novas paralisações do transporte coletivo a partir de 19 de março.

Na publicação, o sindicato afirmou que a Prefeitura Municipal e BluMob, empresa concessionária de transporte coletivo da cidade de Blumenau, “não estão dispostos a resolver as questões de falta de segurança e condições de trabalho nos terminais, bem como a garantia da manutenção do empregos dos cobradores”.

Ainda de acordo com o Sindetranscol, a Prefeitura Municipal e BluMob foram notificadas da paralisação, a qual não irá a vir ocorrer devido à audiência no TRT.

Fonte: ND+

COMPARTILHE COM A GALERA