Operação policial no Vale do Itajaí combate crimes cibernéticos de R$ 90 milhões

A Operação Mão Fantasma, deflagrada na manhã desta quarta-feira (10), cumpre 32 mandados de prisão preventiva e 55 mandados de busca e apreensão no Vale do Itajaí contra três organizações criminosas de âmbito nacional em crimes cibernéticos. Os mandados estão sendo executados pela delegacia de polícia civil de Ascurra, a partir das Varas Regionais de Garantias de Rio do Sul e de Blumenau.

Até às 9h45 da manhã, 22 pessoas já haviam sido presas.

A ação foi deflagrada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO), e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e Delegacias de Polícia Civil de Ascurra e Turvo.

As organizações criminosas são especializadas em fraudes bancárias, especialmente na prática dos golpes conhecidos como “mão fantasma/acesso remoto” e “falsa central de atendimento”. 

Além dos mandados no Vale do Itajaí, há dois mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Comarca de Turvo, no sul do estado e também nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Ceará. Ao todo estão sendo cumpridos 34 mandados de prisão preventiva e 73 de busca e apreensão. 

Créditos O Auditório / Foto: Gaeco/MPSC

COMPARTILHE COM A GALERA