Motorista fica preso ás ferragens em acidente entre dois caminhões na BR-470 em Pouso Redondo

Acidente foi registrado na noite de sábado

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Pouso Redondo foi acionada na noite de sábado, 22 de julho, para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na Rodovia BR-470, Km 192, na Serra do Ilhéus.

O chamado, recebido pelo COBOM (Centro de Operações dos Bombeiros Militares), relatava uma colisão frontal envolvendo dois caminhões, um Mercedes Acelo de cor branca, com apenas uma pessoa, e um Volksvagen Delivery, também branco, com duas pessoas que felizmente não sofreram ferimentos.

Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram o motorista do caminhão Mercedes Acelo preso nas ferragens. Apesar da situação delicada, o homem estava consciente e com os sinais vitais normais, mas com o membro inferior esquerdo preso sob o painel do veículo.

Após analisar a situação no local do acidente e as características do veículo, a equipe traçou um plano emergencial, decidindo acessar o veículo pela porta do passageiro, que não estava tão danificada.

Inicialmente, foram prestados os primeiros socorros, incluindo a administração de oxigênio e a estabilização manual do pescoço, seguida pela aplicação de um colar cervical.

Após uma inspeção interna para assegurar a segurança, constatou-se que a vítima se enquadrava no Tipo Físico II, o que possibilitou seguir com os procedimentos. Uma reunião foi conduzida para definir o plano principal de resgate. Dessa forma, optou-se por retirar o motorista pela porta do motorista.

Usando ferramentas hidráulicas do tipo alargador, os bombeiros estouraram a fechadura da porta e, em seguida, com o auxílio de um cilindro expansor, conseguiram liberar a vítima.

Após o resgate, o motorista foi conduzido até a viatura ASU-461, onde seu membro inferior esquerdo foi imobilizado. Outras lesões foram descartadas após uma avaliação minuciosa, e novos procedimentos foram realizados pela equipe dentro da ambulância. Em seguida, o paciente foi encaminhado ao Hospital de Pouso Redondo para receber atendimento médico.

COMPARTILHE COM A GALERA