O homem teve uma fratura exposta em uma das pernas, na região do tornozelo
Um motociclista de 51 anos precisou se arrastar até a rua para pedir socorro após sair de pista e sofrer uma queda na estrada que liga Cunha Porã a Cunhataí, na noite de quinta-feira (9). O acidente ocorreu por volta das 22h48, na localidade de Linha Barra Grande.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado pelo COBOM de Chapecó e atenderam à ocorrência. No local, a vítima foi encontrada consciente, orientada e já amparada por populares. Segundo relatos, o homem conseguiu se arrastar até a estrada após a queda para pedir ajuda.
Durante a avaliação, foi constatada uma fratura exposta em uma das pernas, na região do tornozelo. O homem apresentava sinais vitais estáveis, mas demonstrava agitação.
Os bombeiros realizaram a imobilização da fratura e aplicaram o protocolo de restrição de movimento de coluna antes de encaminhá-lo à Fundação Hospitalar de Cunha Porã para atendimento médico.
A motocicleta envolvida no acidente permaneceu às margens da estrada. As circunstâncias que levaram à saída de pista não foram informadas.
Quando ligar para os bombeiros e quando ligar para o SAMU?
Esta é uma dúvida comum, pois ambas as intuições possuem ambulâncias. Segundo o Corpo de Bombeiros, em casos clínicos, como infarto ou AVC, devem ser repassados para o SAMU e casos gerados por traumas como agressões ou quedas ou que necessitem de resgate e salvamento para os bombeiros. Todavia, na ausência ou indisponibilidade do SAMU, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado.
Além disso, como você deve saber, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também possui caminhões de incêndio/resgate, embarcações, helicópteros etc. Assim, são inúmeros os casos em que podemos ser acionados; confira abaixo:
- Incêndios
- Acidentes com trauma (acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por armas, quedas, queimaduras, etc)
- Choques elétricos
- Engasgamento
- Pessoas inconscientes
- Pessoas perdidas na mata
- Salvamento aquático
- Desabamentos e deslizamentos
- Enchentes, inundações e enxurradas
- Captura de animais agressivos/silvestres
- Acidentes com produtos perigosos
- Vazamentos de gás
- Resgate em altura ou em espaço confinado
Fonte: SCC10