Morre o radialista José Eli Francisco em SC, ex-jornal A Notícia

Eli tinha 79 anos e era considerado um ícone do rádio de Joinville

O radialista José Eli Francisco, de 79 anos, morreu nesta quarta-feira (13), em São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina. Em junho deste ano, lançou o livro “Tempo de Ipês”, com uma coletânea de crônicas publicadas no A Notícia. A causa da morte não foi divulgada até a publicação deste texto.

Eli Francisco é considerado um ícone na radiodifusão catarinense, tendo comandado o programa “Show das Dez”, na Rádio Cultura AM, por várias décadas, líder absoluto de audiência. Durante sua trajetória, com mais de 60 anos dedicados ao rádio, fundou o Sindicato dos Radialistas Profissionais do Norte e Nordeste de Santa Catarina (Sindirádio-TV Norte/Nordeste SC).

Ele foi responsável por popularizar o ipê-amarelo em Joinville após campanhas de estímulo ao plantio, ainda nos anos 80, em iniciativa de José Eli Francisco, com uma série de apoios. Em documentário realizado em 2020, o radialista estimou que as campanhas pelo ipê-amarelo distribuíram até 70 mil mudas, ao longo de mais de duas décadas.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), lamentou a morte do radialista.

— José Eli Francisco deixa seu nome na história da comunicação de Joinville e de Santa Catarina como referência em ética e profissionalismo. Ele formou uma geração de profissionais que irão perpetuar seu legado — afirma o prefeito.

Fonte: NSC / (Foto: Arquivo pessoal, Reprodução)

COMPARTILHE COM A GALERA