Caso ocorreu na ESF Arão Rebello I, no bairro Velha Grande; unidade foi fechada por tempo indeterminado

Uma enfermeira e um médico foram agredidos por uma paciente e o marido dela na manhã desta terça-feira (15), dentro do ESF Arão Rebello I, no bairro Velha Grande, em Blumenau. A confusão começou por volta das 11h45 e terminou com o registro de um boletim de ocorrência por lesão corporal e vias de fato.
De acordo com a Polícia Militar, a paciente, de 35 anos, exigiu que a enfermeira emitisse uma receita médica. Ao ser informada de que seria necessário passar por nova consulta — já que a prescrição anterior era de outro município —, a mulher reagiu com agressividade. Ela teria batido na mesa, desferido socos, arranhões e puxões de cabelo na profissional.
A situação chamou a atenção de um médico da unidade, que tentou intervir, mas também foi alvo de agressões da paciente e do marido, que estava no local. Quando a PM chegou, o homem já havia fugido. A mulher foi identificada, mas se recusou a prestar esclarecimentos sobre o caso. Ela assinou um Termo Circunstanciado e foi liberada. O companheiro foi identificado posteriormente e deve responder pelas agressões.
Em nota, a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau lamentou o ocorrido e afirmou que a unidade permanecerá fechada por tempo indeterminado, para preservar a segurança de servidores e pacientes. Os atendimentos da região estão sendo redirecionados para o Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, localizado na rua José Reuter.
“A Prefeitura de Blumenau, por meio da Semus, reforça o compromisso com a segurança dos profissionais e repudia qualquer ato de violência. Os servidores agredidos receberam o apoio necessário e as medidas cabíveis estão sendo tomadas”, concluiu o comunicado.
Leia a nota da Secretaria de Promoção da Saúde:
NOTA
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), lamenta o incidente de agressão ocorrido nesta terça-feira, dia 15, por volta das 11h45, nas dependências da ESF Arão Rebello, no bairro Velha Grande.
Conforme apurado pela secretaria, uma usuária buscou atendimento para transcrição de receita médica. Ao ser informada sobre a necessidade de passar por consulta para reavaliação da conduta médica anterior, tendo em vista que a receita era de outro município, a usuária demonstrou insatisfação e, de forma agressiva, avançou fisicamente contra a enfermeira em exercício. Diante da situação, um médico da unidade tentou intervir, sendo também alvo da agressão por parte da usuária.
Buscando garantir a segurança dos demais usuários e da equipe, a unidade permanecerá fechada por tempo indeterminado. Uma força-tarefa foi organizada para orientar e redirecionar os pacientes que necessitarem de atendimento para o Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, que fica na Rua José Reuter, 125.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Semus, reforça o compromisso com a segurança dos profissionais e repudia qualquer ato de violência. A secretaria também informa que os servidores agredidos receberam o apoio necessário e as medidas cabíveis estão sendo tomadas.
Fonte: SCC10