Japão decide suspender a importação de frango de Santa Catarina

Governo do Estado elimina foco e busca retomada das exportações da carne de frango no mercado

Nesta segunda-feira, 17 de julho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um ofício informando ao governo de Santa Catarina que o Japão decidiu suspender a compra de frango e seus subprodutos do estado. A medida foi tomada após a confirmação de um foco de Influenza Aviária (H5N1) em uma ave de fundo de quintal no município de Maracajá, Sul do Estado, na semana passada.

Após receber a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) por parte do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, a Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), tomou todas as medidas sanitárias necessárias, seguindo os protocolos internacionais. O foco foi erradicado ontem, e foram intensificadas as ações de educação sanitária, vigilância e investigação epidemiológica nas propriedades rurais da região.

O governador Jorginho Mello receberá o embaixador do Japão na quarta-feira, 19 de julho. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado e que não afeta a excelência sanitária do plantel avícola catarinense e a produção comercial”, disse.

COMPARTILHE COM A GALERA