Homem que levou descarga elétrica em poste é resgatado pela equipe do helicóptero Arcanjo em Indaial

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira

Indaial – A equipe médica do helicóptero Arcanjo-03 atendeu por volta das 13h13, desta sexta-feira, 30, um homem de aproximadamente 32 anos, que sofreu uma descarga elétrica. O acidente aconteceu na rua Dr. Blumenau, em Indaial.

Inicialmente, segundo informações, a vítima estava sendo atendida pela equipe do Samu, quando os socorristas do Arcanjo chegaram ao local.  Assim, o homem estava a serviço de uma empresa de telefonia e efetuava trabalhos em cima de uma escada junto a postes de luz.

Ele sofreu uma descarga elétrica, seguida de combustão de suas vestes. Segundo informações de colegas, ele ficou preso a fiação e logo depois caiu da escada, em uma queda de aproximadamente quatro metros.

A vítima recebeu atendimento inicial da equipe BRAVO do SAMU de Indaial e foi caminhando até a viatura. Devido a gravidade das lesões, após chegada da equipe do Arcanjo-03, o paciente recebeu atendimento de suporte avançado a vida, composto dos seguintes procedimentos: avaliação da equipe de saúde; acesso venoso para reposição de volume por soro e demais medicações. Além de intubação orotraqueal, para manter as vias aéreas desobstruídas em caso de inchaço; ventilação mecânica por respirador; drogas para sedação e para dor; avaliação por ultrassom para identificar possíveis hemorragias internas (não constatado) e imobilização de coluna devido a queda.

Além disso, a presença da equipe de saúde do Arcanjo-03 na cena permitiu a precoce intubação do paciente, mantendo as vias aéreas livres. Por vezes, se a intubação é tentada apenas no hospital (casos em que não há médico e materiais no local). O inchaço de vias aéreas não permite a intubação e obriga a procedimentos mais invasivos.

A presença do médico do Arcanjo também permitiu o uso de drogas mais fortes, fato que auxilia no controle da dor do paciente. Por fim, após regulação médica foi definido que o destino do paciente seria o Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

COMPARTILHE COM A GALERA