O caso aconteceu no final da tarde deste domingo (7/01) no bairro Fortaleza.
Um homem de 40 anos morreu no início da noite dentro do compartimento de preso de uma viatura da Polícia Militar em Blumenau. Tudo começou quando uma guarnição foi acionada às 18h24 deste domingo (7/01/24) para atender uma ocorrência na Rua Babilônia, no bairro Fortaleza.
Segundo a PM, o homem foi encontrado em um quadro de surto psicótico, demonstrando agressividade e comportamento alterado. Havia muitos populares no local e alguns tentavam contê-lo. Devido à situação, a guarnição ordenou para que ele ficasse em posição de abordagem, porém, ele não obedeceu.
Apesar das tentativas de diálogo da PM, o homem não atendeu às ordens para se submeter à abordagem policial. Em consequência, a guarnição foi obrigada a imobilizá-lo, considerando o risco iminente que ele representava, tanto para si mesmo quanto para os presentes. O desequilíbrio numérico entre a guarnição e a população, aliado ao comportamento violento do indivíduo, que já havia ferido pessoas, impedia sua permanência em uma via pública.
Durante o incidente, foram registradas duas vítimas de lesão corporal leve dolosa, ambas agredidas pelo homem. Uma delas, de 35 anos, foi ferida no braço ao tentar impedir um ataque na Rua Fritz Koegler. A outra, de 47 anos, machucou o joelho ao tentar contê-lo na Rua Harry Wruck. As vítimas forneceram depoimentos à PM, mas o agressor, devido ao seu estado psicológico, não conseguiu se expressar coerentemente.
A situação agravou-se após a transferência da guarnição para um local mais seguro na Rua Fritz Koegler. O homem, que já estava detido no compartimento de condução de preso da viatura, perdeu a consciência. Imediatamente, os policiais iniciaram a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e acionaram o SAMU. Infelizmente, apesar dos esforços de resgate, o indivíduo não resistiu e faleceu no local.
Durante o incidente, o homem danificou a viatura com chutes, causando danos nas laterais esquerda e direita, afundando e quebrando o revestimento do compartimento de condução de preso. Os populares informaram que o homem em óbito morava nas proximidades, mas não foi possível localizar familiares.
O homem portava alguns pertences, como uma carteira com R$ 17,30 e documentos, entregues à Polícia Científica para identificação. Segundo a PM, na carteira, também foi encontrada uma substância análoga à cocaína.
Além disso, foram recolhidos o celular, uma camisa e a faca utilizada pelo agressor, retirada por populares. Foi acionada a Polícia Científica para recolher o corpo e os pertences do homem.
Fonte: O Blumenauense