As agendas devem ajudar a divulgar a empresários e potenciais investidores os principais atrativos catarinenses
O governador Jorginho Mello (PL) e uma comitiva catarinense participam nesta semana de uma missão a Dubai e Abu Dhabi, maiores cidades dos Emirados Árabes Unidos. As agendas devem ajudar a divulgar a empresários e potenciais investidores os principais atrativos catarinenses.
Segundo o governo de Santa Catarina, as reuniões solicitadas pelo governo do Estado buscam atrair investimentos estrangeiros no Estado, com novas empresas, negócios, parcerias e cooperação em diferentes áreas como turismo, infraestrutura, portos, aeroportos e eventos esportivos.
Entre as reuniões previstas nesta missão estão compromissos com o Ministério do Comércio Exterior dos Emirados Árabes, entidades de comércio, portos, fundos de investimentos e com o embaixador do Brasil em Abu Dhabi. Também devem ocorrer reuniões com representantes de federações de jiu-jitsu.
O governo de Santa Catarina antecipa que devem ser apresentados potenciais do Estado, como o fato de ter fácil acesso a seis portos, 21 aeroportos e possuir mão de obra altamente qualificada.
— Vamos mostrar aos investidores todos os atrativos de Santa Catarina, um estado inovador e competitivo, que apoia o setor produtivo e cuida das pessoas — defende o governador Jorginho Mello.
Primeiras reuniões em Dubai
A comitiva embarcou na madrugada de sexta-feira (16) para sábado (17), mas o primeiro compromisso da missão ao país está previsto para esta segunda-feira (19), às 11h, em Dubai, em uma reunião com o ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes. À tarde, a comitiva catarinense se encontra com o diretor da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
Na terça-feira (20), ainda em Dubai, o grupo se reúne com uma multinacional de logística e com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai. A partir de quarta-feira (21), a agenda segue com compromissos em Abu Dhabi, também com presidentes de empresas, entidades produtivas e representantes do setor de cultura, turismo e universidades.
Em 2023, Santa Catarina exportou 315 milhões de dólares para os Emirados Árabes Unidos e importou 17 milhões de dólares. As vendas catarinenses foram lideradas por carnes de frango, motocompressores para refrigeração, madeira de pinus e carne suína. Já os cinco principais produtos de importação foram fios de cobre, copolímeros de propileno, produtos laminados magnéticos, fios de ligas de alumínio e outros polietilenos.
As agendas terão a presença dos seguintes secretários e representantes de entidades de Santa Catarina:
- Secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner;
- Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert;
- Secretário da Articulação Nacional, Vânia Franco;
- Secretária-geral de governo, Danieli Porporatti;
- Presidente da SCPAR, Renato Lacerda;
- Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal (MDB);
- Deputado estadual Antídio Lunelli (MDB);
- Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar;
- Presidente da Acafe, Luciane Ceretta;
- Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (PL).
Fonte: NSC