Santa Catarina, 31 de outubro – Nesta terça-feira, 31, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, tomou medidas decisivas após o caso envolvendo moradores de rua de Itajaí.
Os moradores foram escoltados por viaturas policiais em direção à BR-101, próximo a Balneário Camboriú.
Jorginho Mello entrou em contato com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, para exigir uma investigação meticulosa e, se justificável, uma punição exemplar.
O caso, que ocorreu na madrugada de terça-feira, impactou cerca de 40 moradores em situação de rua.
De acordo com relatos, eles apresentavam sinais de agressão antes de serem “removidos” de Itajaí com a assistência da Polícia Militar.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as pessoas acompanhadas por pelo menos sete viaturas da PM enquanto caminhavam a pé pela BR-101 em direção a BC.
O comando do 1º Batalhão da PM divulgou uma nota negando a realização de qualquer operação oficial e enfatizando que esse procedimento não é usual em casos envolvendo moradores de rua.
Normalmente, essas situações requerem a intervenção de equipes multidisciplinares de assistência social.
O governador Jorginho Mello reforçou a importância de priorizar a apuração completa dos fatos e assegurou que a investigação ocorra o mais rapidamente possível.
Para esse fim, o 1º Batalhão já instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para esclarecer o incidente, buscando justiça no caso dos moradores de rua afetados.