Golpistas que usavam nomes de advogados de SC em fraudes são alvo de operação

Foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão

Golpistas que usavam indevidamente nomes de advogados de Santa Catarina foram alvos de uma operação policial na manhã desta quarta-feira (20). A investigação apura fraudes aplicadas por meio do golpe do “falso advogado”.


A operação foi deflagrada pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE), em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (NIS/TJSC).

Foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville. A ação teve o apoio das Polícias Civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte Minas Gerais e do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Entenda

O golpe, também conhecido como “falso precatório”, consistia no acesso dos criminosos a dados de processos judiciais. Eles se passavam por advogados das vítimas e entravam em contato.

Usando artifícios e documentos verdadeiros ou fabricados, como sentenças ou guias de pagamento, os golpistas pediam o depósito de supostas custas processuais inexistentes, com a promessa de liberação de valores.

Além disso, a investigação constatou a qualificação da fraude eletrônica que passavam a envolver criminoso de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, as condutas ilícitas apuradas comprometem a ordem pública e econômica, acontecendo de forma contínua e atual.

“Prejudica em todo o território nacional a atuação legítima dos advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e coloca em risco a confiança da sociedade no sistema de Justiça”, disse a Polícia Civil.

Fonte: SCC10

COMPARTILHE COM A GALERA