A doença não tem cura e a criança precisará tomar o remédio durante toda a vida

A família de Benjamim Machado Rocha, de apenas três anos, está pedindo ajuda para a compra de um remédio chamado Deferasirox, que custa cerca de R$ 2.500,00, para tratar a doença rara hemocromatose hereditária. A doença faz com que o corpo absorva mais ferro do que o necessário, podendo causar danos no fígado e no coração.
Em conversa com o SCC10, a mãe de Benjamim, Sara, disse que precisa do valor de R$ 6 mil para comprar remédio para dois meses, prazo que a médica da criança deu para que o Sistema Único de Saúde (SUS), comece a enviar o medicamento.
“O caso do Benjamim é urgente, a doença já está alojada no fígado e está em fibrose e pode evoluir para cirrose, caso não comece o quanto antes”, comenta a mãe, moradora da cidade de Forquilinha, no Sul de Santa Catarina.
A doença não tem cura, por isso a criança precisará tomar o remédio durante toda a vida, já que, sem a medicação, o organismo absorve mais ferro do que o necessário, levando a um acúmulo gradual de ferro nos órgãos, principalmente no fígado.
Como doar?
É possível doar qualquer valor em uma vaquinha online pelo link.
O que é hemocromatose hereditária?
É uma doença genética caracterizada pelo acúmulo excessivo de ferro no organismo, levando a danos em órgãos como o fígado e o coração. Caso não seja tratada, pode causar danos aos órgãos, levando a diversas complicações, como doença hepática, diabetes, problemas cardíacos e artrite.
Fonte: SCC10