Estelionato, falsidade ideológica e descaminho são os crimes mais investigados pela PF em Santa Catarina

Estelionato, falsidade ideológica, descaminho, contrabando e moeda falsa são os cinco crimes mais investigados no momento pela Polícia Federal (PF) no estado de Santa Catarina. A informação foi extraída pelo Portal O Auditório a partir dos dados disponibilizados sobre os inquéritos policiais em andamento na instituição.

No total, são 2.006 inquéritos em andamento no território catarinense. Em todo o país, são 50.512 inquéritos policiais no momento, segundo o painel de Dados Abertos da PF.

Estelionatos e fraudes

De acordo com o levantamento, crimes previstos no artigo 171, em seu parágrafo 3º do Código Penal (CP), estão no topo das investigações da PF aqui no estado. O artigo trata de estelionatos e fraudes, mas com o agravante de quando são cometidos contra o poder público ou entidade relacionada à economia popular, assistência social ou beneficência.

São 202 investigações dentro desta tipificação no momento aqui no estado, considerando somente aquelas sob o comando da Polícia Federal. Entre elas, há vários casos de corrupção ativa e passiva relacionados a agentes públicos e terceiros.

Falsidade ideológica

Atualmente a PF investiga 122 casos de falsidade ideológica praticados em Santa Catarina. Os inquéritos se concentram no artigo 299 do Código Penal, que considera o crime no caso de omissão de declaração verdadeira em documento ou inserção de declaração falsa, com a finalidade de prejudicar direitos.

Descaminho e contrabando

Os crimes de descaminho, previstos no artigo 334 do CP, ocupam um total de 100 inquéritos em andamento pela PF em Santa Catarina. O crime é tipificado quando se refere à entrada, saída ou consumo de mercadoria sem o devido pagamento de impostos, o que é muito comum nos transportes flagrados de itens trazidos de outros países.

Já o artigo 334-A do CP se refere ao contrabando propriamente dito. Ele difere do descaminho porque se trata de importar ou exportar mercadoria proibida no Brasil. São 99 casos investigados atualmente pela PF em SC.

Moeda Falsa

São 98 inquéritos em investigação sobre casos de moeda falsa no estado. O crime é previsto no artigo 289 do CP.

Imagem: Reprodução/PF

Dados da PF

A Polícia Federal disponibilizou os dados sobre os inquéritos policiais em andamento na instituição nesta segunda-feira (22) no painel de Business Intelligence (BI) em seu portal de Dados Abertos. A ferramenta oferece uma visão detalhada, com informações quantitativas distribuídas por tipo de crime, origem da comunicação, unidades da Polícia Federal e unidades da federação.

O painel deve ser atualizado diariamente, segundo a instituição. O levantamento para essa matéria foi realizado nesta terça-feira, dia 23 de julho. O acesso ao painel está aqui.

Fonte: O Auditório

COMPARTILHE COM A GALERA