Uma comitiva da Assembleia Legislativa de Santa Catarina está na Itália para fortalecer relações econômicas e educacionais entre o estado brasileiro e a nação europeia.
A comitiva é composta pelo presidente da ALESC, deputado Mauro De Nadal (MDB), pelo coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e pelos deputados Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT).
A missão oficial começou em Roma, onde foram discutidos acordos econômicos e a instalação de uma representação consular italiana em Santa Catarina.
Além disso, a comitiva renovou acordos de cooperação entre universidades catarinenses e italianas, enfatizando intercâmbios culturais, de conhecimento e entre estudantes.
O presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi, apresentou os potenciais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), com o objetivo de firmar um futuro acordo com a instituição do Oeste catarinense.
A comitiva também visitou a Università per Stranieri Dante Alighieri, especializada na formação do idioma italiano, com o intuito de estabelecer acordos de cooperação com instituições catarinenses.
A agenda continuou em Reggio Calabria, no sul da Itália, onde se dedicaram a questões comerciais.
Encontros com a Associação da Indústria da Província de Reggio Calabria (Confindustria) e a Câmara de Comércio de Reggio Calabria permitiram apresentar os dados econômicos de Santa Catarina e discutir futuras parcerias comerciais entre o estado brasileiro e a província italiana.
Os deputados da comitiva destacaram a importância dessas visitas para o desenvolvimento e as oportunidades em Santa Catarina.
Nesta terça-feira, 12, está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria, focado no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional entre os parlamentos.