A Casan emitiu uma nota oficial sobre o incidente.
Na madrugada desta quarta-feira, 6 de setembro, um reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) rompeu no bairro Monte Cristo, localizado na parte continental de Florianópolis. O incidente resultou na evacuação de várias famílias, que tiveram que deixar suas casas às pressas durante a noite.
De acordo com informações preliminares, o alagamento da via atingiu uma impressionante marca de cerca de 2 mil metros cúbicos de água. No entanto, a Casan assegurou que o abastecimento de água na região não será interrompido, apesar do ocorrido.
A equipe de reportagem da SCC10 entrou em contato com a Casan, que emitiu uma nota oficial sobre o incidente. A empresa afirmou que já mobilizou equipes para a área afetada, incluindo pessoal da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que estão prestando assistência às famílias afetadas e avaliando os danos materiais.
A nota da Casan na íntegra diz o seguinte:
“A Casan informa que houve o rompimento de um reservatório de água na Rua Luís Carlos Prestes, no bairro Monte Cristo, às 2 da manhã desta quarta-feira. O alagamento da via foi de cerca de 2 mil metros cúbicos. Equipes da companhia, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão no local para prestar assistência às famílias e avaliar danos materiais. Não haverá descontinuidade no abastecimento na região.”
Nota do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
No dia 06 de setembro de 2023 às 02h03 foram acionadas as guarnições do Quartel do Estreito para atender um rompimento de reservatório da CASAN no bairro Monte Cristo em Florianópolis. Chegando no local foi confirmada a situação e levantadas as informações, bem como solicitado apoio do GBS, Guarnições de São José e Trindade. A Força Tarefa do 1° Batalhão Bombeiro Militar (1°BBM) permaneceu em sobreaviso caso houvesse a confirmação de vítimas soterradas.
Estabeleceu-se o posto de comando na sede do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM) – próximo à estrutura rompida – com representantes do CBMSC, PMSC, Defesa Civil, CASAN, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal.
Foi realizada a avaliação da estrutura pelos técnicos da CASAN enquanto as guarnições do CBMSC procederam com a evacuação das residências e direcionamento das famílias para um galpão na sede do 22°BPM, além da identificação de possíveis vítimas não relatadas inicialmente.
Foram atendidas e conduzidas duas vítimas com ferimentos sem gravidade, porém não foram localizadas vítimas fatais.
Após uma varredura na região mais afetada às 6h, as guarnições do CBMSC foram desmobilizadas e o atendimento às famílias segue por parte da Defesa Civil e CASAN.