Ascurra, 6 de outubro – A cidade de Ascurra, em Santa Catarina, está sob constante monitoramento da Defesa Civil de Ascurra e do GRAC (Grupo de Respostas e Ações Coordenadas).
A preocupação se deve à previsão de chuvas intensas, previstas para ocorrer de sexta-feira, 6, até domingo, 8, na região.
Diante desse cenário, as autoridades orientam os moradores que residem em áreas de risco a organizarem seus pertences.
A Secretaria de Assistência Social disponibilizou abrigos para a população afetada, e a Secretaria de Obras atua em parceria para auxiliar na retirada e transporte de móveis das residências.
Para solicitar ajuda, os cidadãos podem entrar em contato pelo número (47) 99192-7622.
A régua instalada na Travessa Zonta, que é uma via de acesso secundário de Ascurra, estava registrando 3,30 metros às 8h30 da manhã desta sexta-feira.
O trânsito fica interrompido nesse ponto quando o nível do Rio Itajaí-Açu atinge 3,50 metros.
Até o momento, já ocorreram algumas ações em resposta à situação, incluindo a retirada de duas famílias de suas residências no bairro Ribeirão Santa Bárbara e uma família no bairro Centro, próximo à Travessa Zonta.
Também houve a liberação do trânsito em algumas vias que estavam interditadas devido a deslizamentos e quedas de barreiras.
As aulas nas redes Municipal, Estadual e Particular de Ascurra estão mantidas nesta sexta-feira, com a Secretaria de Educação monitorando a situação e pronta para qualquer alteração no atendimento escolar.
A população é orientada a acompanhar as informações atualizadas nos canais oficiais, como as redes sociais da Prefeitura de Ascurra e da Defesa Civil de Santa Catarina.
Além disso, é possível monitorar em tempo real os níveis dos rios e as condições climáticas na região por aqui.
Para situações de emergência, seguem os contatos:
- Defesa Civil de Ascurra: (47) 98414-3396.
- WhatsApp da Prefeitura de Ascurra: (47) 3383-0222.
- WhatsApp da Assistência Social: (47) 99192-7622.
- Bombeiros Voluntários da União: 193.