Santa Catarina, 30 de agosto – No próximo sábado, dia 2, uma comitiva catarinense formada pelo secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dallacosta, partirão para uma viagem à China.
Eles representarão o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, numa missão com o intuito de fortalecer parcerias e cooperação entre o Estado e a Província de Shanxi.
Além disso, a comitiva catarinense visa explorar oportunidades de desenvolvimento de energia de baixo carbono e segurança energética.
Os secretários de Estado participarão de importantes fóruns, como o Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono (TELC), que acontecerá em Taiyuan de 2 a 10 de setembro.
Este evento tem como objetivo central a redução das emissões de dióxido de carbono até 2030 e a busca pela neutralidade de carbono até 2060.
Autoridades públicas, economistas e líderes empresariais estarão presentes para discutir estratégias de implementação.
Um dos focos da viagem é a retomada das relações entre Santa Catarina e a Província de Shanxi, que possuem um acordo de cooperação desde 2015.
A visita da comitiva catarinense visa aproximar novamente os dois locais para discussões sobre exportações, importações e investimentos.
Além disso, serão abordadas possibilidades viáveis de produção de subprodutos de baixo carbono a partir do carvão ou seus rejeitos, incluindo energia, fertilizantes, gaseificação e outros produtos sólidos.
O secretário Froehner enfatiza que a missão visa discutir viabilidade e rotas tecnológicas com parceiros estratégicos, como a FIESC, FAPESC, Associação Brasileira de Carvão Mineral e SATC – Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão.
A busca por modelos sustentáveis de produção de energia e uma transição verde estão em pauta, alinhados aos esforços do Estado em promover um desenvolvimento sustentável.
A relação comercial entre Santa Catarina e China também é destacada, com principais produtos importados como semicondutores, revestimento de ferros laminados planos e transformadores elétricos.
Em contrapartida, produtos como soja, carne suína, carnes de aves e miudezas comestíveis são os principais exportados pelo estado ao país asiático.