Uma cobra venenosa foi encontrada no pátio da Escola Municipal Erwin Prade, na Rua Frederico Schumann, bairro Pomeranos, em Timbó. O resgate da cobra foi feito pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (24).
De acordo com a equipe dos bombeiros militares, a cobra é uma coral “verdadeira”, que é peçonhenta. Ela tem aproximadamente 50 centímetros de comprimento.
A cobra, no entanto, não estava oferecendo risco aos alunos e profissionais da escola, mas foi capturada e solta em ambiente natural.
A cobra
A cobra coral é cientificamente denominada de Micrurus, um gênero da família das cobras Elapidae. Ela é uma das cobras pequenas mais venenosas do planeta, segundo a Encyclopædia Britannica, plataforma de conhecimento do Reino Unido. Embora normalmente ela não seja agressiva, caso ataque uma pessoa, o seu veneno poderá gerar dormência no local, visão turva e dificuldade na fala logo nos primeiros minutos após a mordida. Se não for prestado socorro logo à vítima, o risco de paralisia muscular, seguido de parada cardíaca e respiratória é grande, alertam os especialistas.