Santa Catarina, 27 de novembro – Santa Catarina está em alerta devido às chuvas intensas que atingem o estado.
A Defesa Civil, em parceria com a Epagri/Ciram, emitiu uma nota hidrometeorológica informando sobre as condições climáticas adversas esperadas entre os dias 27 e 29 de novembro.
Nesta segunda-feira, 27, a região do Grande Oeste já registrou chuvas significativas, com acumulados entre 40 e 70 mm, e a previsão é de que as chuvas se intensifiquem nas próximas horas.
As áreas mais críticas incluem a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, onde são esperados volumes elevados de precipitação.
O risco é alto para ocorrências associadas a temporais, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
A Defesa Civil alerta para o perigo de danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores. As chuvas intensas persistem até as primeiras horas da quarta-feira, 29.
A situação hidrológica também é monitorada de perto, com rios apresentando níveis acima do normal, especialmente na bacia hidrográfica do Rio Itajaí e na região do Planalto Sul.
O risco é alto para inundações, alagamentos e enxurradas, principalmente em áreas próximas à Serra, onde o tempo de resposta dos rios é rápido.
A população é orientada a acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais, tomando medidas preventivas e de segurança.
É fundamental estar atento aos avisos e alertas emitidos por fontes oficiais para se manter informado sobre as condições meteorológicas e hidrológicas em constante monitoramento.