Bebê de 5 dias é salvo após se engasgar com leite materno em SC

O caso ocorreu por volta de 00h30, no bairro Lucena, em Itaiópolis

Um bebê de apenas cinco dias se engasgou com leite materno em Itaiópolis, no Norte Catarinense, na terça-feira (2). O caso ocorreu por volta de 00h30.

De acordo com a guarnição, a mãe aflita ligou para a Central de Emergência da Polícia Militar, no bairro Lucena, relatando que seu filho estava engasgado com leite materno e já começava a apresentar sinais de sufocamento.

Diante disso, foi iniciado a manobra de Heimlich, procedimento utilizado para desobstruir as vias aéreas de crianças. A mãe foi orientada e os Bombeiros Voluntários foram acionados.

Após a manobra, o bebê chorou e voltou a respirar. A agente permaneceu na linha oferecendo
suporte para a mãe, até a chegada dos bombeiros no local.

Manobra de Heimlich em bebês

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Estagiária sob supervisão de Beatriz Agnes

Fonte: SCC10

COMPARTILHE COM A GALERA