Neste domingo, 1, um acidente no sul do México resultou na morte de pelo menos 10 migrantes ilegais e deixou outros 25 feridos.
O acidente envolveu um caminhão de carga no qual esses migrantes viajavam irregularmente.
O relatório da secretaria de Segurança da região informou sobre o acidente, o segundo em menos de uma semana envolvendo migrantes.
Segundo uma fonte não identificada do Ministério Público do México, as vítimas aparentemente são todas mulheres de origem cubana, incluindo uma menor de idade.
O acidente ocorreu durante a madrugada de domingo em uma estrada que liga os municípios de Pijijiapan e Tonalá, na região litorânea de Chiapas.
Essa área é frequentemente usada como parte da rota por migrantes ilegais que buscam chegar aos Estados Unidos.
O caminhão, parcialmente construído com madeira, ficou completamente destruído, com pertences pessoais, roupas e mochilas dos migrantes espalhados pelo local.
Na quinta-feira, 28 de setembro, outros dois migrantes ilegais morreram em um acidente de caminhão no município de Mazcalapa, também em Chiapas, enquanto tentavam chegar ao estado de Veracruz.
Milhares de migrantes de diferentes nacionalidades atravessam o México, muitas vezes em condições precárias.
Seja em ônibus, reboques, veículos em péssimo estado ou trens de carga, eles enfrentam acidentes, ataques de criminosos e, por vezes, ações das autoridades no percurso.*
Além disso, o número de imigrantes detidos nos Estados Unidos após cruzarem a fronteira com o México atingiu um recorde em agosto.