Por conta do fenômeno, há chance de alagamentos, destelhamentos e enxurradas em todas as regiões do Estado
O Natal em Santa Catarina pode ter temporais e ventos de até 90 km/h. Segundo a Defesa Civil estadual, a previsão é de chuva em todas as regiões do Estado entre domingo (24) e segunda-feira (25), com chance de alagamentos, destelhamentos e enxurradas. A formação de um ciclone extratropical é um dos fatores para a formação do fenômeno.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O tempo chuvoso já inicia neste domingo, véspera de Natal. Por conta do calor e de um cavado (área de baixa pressão), a previsão é de variação de nuvens com aberturas de sol e chuva e trovoadas, com início no Extremo Oeste e se espalhando para as demais regiões ao longo do dia, de acordo com a Epagri/Ciram.
Temporais deixam 84 mil unidades sem luz em Santa Catarina
Já na segunda-feira, o tempo será influenciado pela formação de um ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina, além do avanço de uma frente fria. Isto favorece a formação de temporais isolados em todo o Estado, com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Em relação ao vento, ele deve ser mais intenso entre o Oeste e Sudoeste do Estado. A velocidade das rajadas fica entre 50 e 70 km/h na maioria das regiões, com possibilidade de atingir até 90 km/h nas áreas mais altas da Serra catarinense.
Nas áreas amarelas do mapa, o risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e galhos, e danos na rede elétrica.
Sol volta na terça-feira
O sol deve voltar ao Estado na terça-feira (26). Segundo a Epagri/Ciram, o dia iniciará nublado, com chuva ocasional no Litoral Norte. No entanto, o tempo melhora no decorrer do dia em todas as regiões.
Na quarta-feira (27), a previsão é de sol em Santa Catarina, com mais nuvens a partir da tarde da Grande Florianópolis ao Norte do Estado. As temperaturas também devem ser mais amenas se comparadas com os dias anteriores.
Veja como se proteger
- Busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água;
- Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas, não dirija em locais e evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Fonte: NSCTOTAL