“Em três dias vai chover em SC o volume previsto para um mês inteiro”, diz Ronaldo Coutinho
Após confirmar que abrirá o canal extravasor da Barragem Oeste, em Taió, nesta quarta-feira (25), a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina trouxe através de nota técnica uma informação preocupante: a de que o Alto Vale poderá sofrer novas inundações na próxima semana devido ao acumulado de chuva aguardado para o fim desta semana.
Segundo a nota, “até quinta-feira (26) há possibilidade de chuvas esparsas com previsão de início na tarde de sexta-feira em todo o Estado, porém, de modo mais acentuado entre a madrugada e a noite de sábado (28). Ao longo do dia de domingo (29) devem perder força, retornando a índices mais elevados à noite, prosseguindo pela segunda-feira (30) com riscos de novas inundações no Alto Vale do Itajaí“.
“Em três dias vai chover em SC o volume previsto para um mês inteiro”, diz Ronaldo Coutinho
Entre quinta-feira (26) e sábado (28), o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho e o meteorologista Piter Scheuer afirmam que vai chover em SC o volume previsto para um mês inteiro, principalmente entre sexta e sábado. Coutinho ainda frisa que este será o período crítico de chuva no estado.
Ronaldo Coutinho explica que ao longo da semana, de segunda a quarta-feira, pode haver chuvas pontuais. Mas as chuvas começam a ficar intensas a partir de quinta-feira, sem riscos de granizo e vento, mas com possibilidade de temporais.
“Toda Santa Catarina, qualquer cidade tem risco, poucas cidades vão ter problemas de granizo e vento e a maioria vai ser temporal de chuva. Chuva forte será em todo o Oeste, toda a Serra, Grande Florianópolis, boa parte do Vale do Itajaí, parte do Planalto Norte e com menos problemas na região de Joinville, São Bento, Campo Alegre, área de Jaraguá, Schroeder, São Francisco, Garuva e Itapoá”, pontua Coutinho em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo a organização Conexão Geo Clima, as chuvas ocorrem por causa da onda de calor que chegou a Santa Catarina neste final de semana (22 e 23) e tanto Santa Catarina quanto a região Centro-Norte do Rio Grande do Sul serão afetados.