Faustão aguarda transplante de coração pelo SUS, conforme boletim médico do Hospital Albert Einstein

A informação foi divulgada em boletim médico emitido no domingo (20)

O renomado apresentador Fausto Silva, de 73 anos, entrou na fila de transplante de coração do SUS (Sistema Único de Saúde) devido ao agravamento de seu quadro clínico.

A informação foi divulgada em um boletim médico emitido às 19h24 de domingo (20) pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Faustão está sendo tratado no hospital desde o dia 5 de agosto por insuficiência cardíaca, uma condição que vem sendo acompanhada desde 2020.

De acordo com o boletim, ele está sob cuidados intensivos e, devido ao agravamento de seu quadro, houve a indicação para o transplante cardíaco.

Atualmente, o apresentador encontra-se em diálise e necessita de medicamentos para auxiliar no bombeamento do coração.

hospital informou que Faustão já foi incluído na fila única de transplantes, que é regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Neste domingo, Faustão recebeu a visita de jornalistas e, de acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, o apresentador mostrou-se bem-disposto e assistiu e comemorou a vitória do Santos contra o Grêmio pelo Brasileirão.

Declaração do apresentador

Em um depoimento emocionante divulgado nas redes sociais, o apresentador compartilhou detalhes sobre seu estado de saúde.

Apesar de enfrentar alguns desafios, ele ressaltou que está recebendo todo o suporte médico necessário e agradeceu o apoio e carinho de seus fãs.

Sua mensagem transmitiu esperança e positividade, ressaltando a importância de cuidar da saúde e valorizar cada momento da vida.

Fãs e seguidores manifestaram apoio e desejaram uma pronta recuperação ao apresentador.

Tempo de espera na fila de transplante

O caso de Faustão chama a atenção para a importância da doação de órgãos e para a necessidade de mais campanhas de conscientização sobre o assunto.

No Brasil, cerca de 40 mil pessoas aguardam por um órgão vital.

Em São Paulo, o tempo de espera varia entre 12 e 18 meses, de acordo com o Hospital do Coração.

A gravidade do estado clínico é critério determinante para priorizar pacientes, seguindo rigorosas diretrizes do Ministério da Saúde.

Equipe responsável

O boletim médico foi assinado pelo cardiologista Dr. Fernando Bacal e pelo Diretor-Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Albert Einstein, Dr. Miguel Cendoroglo Neto.

A equipe médica do hospital continuará acompanhando e prestando os cuidados necessários ao apresentador, dando suporte em sua condição atual até que seja encontrado um coração compatível para o transplante.

Confira o boletim médico na íntegra

“Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020.

Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.

Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.”

COMPARTILHE COM A GALERA