Ao longo desta quinta-feira, o ciclone avançará para alto mar
Câmeras de monitoramento registraram um vendaval na noite de quarta-feira, 12, em Chapecó. Segundo a Conexão Geoclima, as rajadas de vento chegaram a 90 km/h.
Além disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na madrugada e manhã da quinta-feira (13), o ciclone extratropical irá se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e serra do Rio Grande do Sul, além da região serrana, sul e leste de Santa Catarina, podendo superar os 115 km/h em alguns pontos destas áreas
Ao longo desta quinta-feira, o ciclone avançará para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Essa situação deve se manter até a sexta-feira, 14. Ainda conforme o instituto, até a noite de sexta-feira, há previsão de ressaca na faixa litorânea entre a Região Sul e o Rio de Janeiro.
A previsão é que na parte do sul e litoral sul de Santa Catarina (região Araranguá), os volumes podem ficar em torno dos 100 mm. Na quinta-feira (13), os maiores totais diários devem se concentrar no sul e litoral sul do Rio Grande do Sul, com acumulados em torno dos 90 mm/dia.
Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e em São Paulo. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior em áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul, especialmente na temperatura máxima.