Em uma audiência pública realizada nesta quarta-feira, 5, foi apresentado à comunidade o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a implantação do projeto “Complexo Viário da Itoupava Norte”.
Sobretudo, o plano inclui a construção de uma nova ponte paralela à Ponte Irineu Bornhausen, conectando a Rua Alfredo Hering à Rua 2 de Setembro e criando um sistema binário na região.
Além disso, também contempla a implantação da Via Projetada nº 04, que ligará as Ruas Alfredo Hering e Santa Catarina, bem como a revitalização das áreas adjacentes, com a implantação de passeios públicos e ciclovias.
O projeto recebeu uma resposta positiva durante a audiência pública. Aliás, vale destacar que o Complexo tem como principal objetivo priorizar a mobilidade urbana e a segurança viária da região.
Por isso, por meio de obras e melhorias, busca-se facilitar a circulação de pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos. O Secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, enfatizou a importância do projeto ao afirmar:
“Temos uma grande perspectiva de que irá otimizar a capacidade viária da região norte da cidade, conectando os bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte, e garantindo um escoamento ordenado do tráfego local”.
Após a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) na audiência pública, o próximo passo será a deliberação do projeto pelo Conselho de Planejamento Urbano (Coplan).
Essa etapa está marcada para a próxima quarta-feira, dia 12, e ocorrerá no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.