Portal internacional EletronicsHub publicou os resultados; África do Sul lidera a lista
Nos últimos dias, o portal internacional sobre tecnologia, EletronicsHub, divulgou os resultados de uma pesquisa que cria um ranking de países que mais gastam tempo com celulares no dia a dia.
A África do Sul lidera a lista com 58,21% do tempo total gasto com os aparelhos, enquanto a população está acordada. O Brasil vem logo atrás, em 2º, com seis minutos de diferença: 56,61% do tempo gasto.
Indo mais a fundo e sendo mais claro, os dados apontam que a população brasileira gasta, em média, 9 horas e 32 minutos olhando para as telas dos smartphones. O Jornal de Pediatria complementa os dados: 70% dos brasileiros, entre 10 e 19 anos de idade, passam mais de 2 horas por dia olhando para as telas.
Os números provocam, portanto, uma certa preocupação com a saúde visual e mental da população em geral. A chamada “luz azul”, proveniente das telas de celulares e computadores, pode agravar defeitos visuais como a miopia e astigmatismo, além de causar lesões oculares.
Um total de 18 países compuseram a lista. O Japão está entre os que menos usam os celulares no dia a dia. Os números apontam que apenas 21,70% dos japoneses são frequentes com os aparelhos, resultando em cerca de 3 horas e 45 minutos de uso diário.
A explosão do uso dos smartphones se deve por diversos fatores, entre os principais está a pandemia da Covid-19, que obrigou a população mundial a ficar em casa de quarentena. Nesse tempo, os dados de uso dispararam “loucamente”. Seguido disso, vem a popularidade das redes sociais e os serviços de streamings de música, séries e filmes.
Por fim, com relação aos computadores, os brasileiros alcançaram o 5º lugar, passando apenas 24,15% do tempo com eles. A posição na lista ainda é relativamente alta, mas nem de longe provoca a mesma preocupação que os celulares.