Anúncio feito pela Guarda Costeira dos EUA põe ponto final nas buscas incessantes que duraram 10 dias e esgotaram as equipes
Na quarta (28), a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou oficialmente que a maior parte dos destroços do submersível Titan, da OceanGate Expeditions, foram resgatados. Em adição, as equipes encontraram vestígios orgânicos nas peças, o que significa restos mortais dos tripulantes.
O submersível implodiu durante uma viagem com destino ao Titanic, a 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico Norte. Uma implosão destrói completamente o objeto em questão de fora para dentro, esmagando tudo o que há no interior. Na pressão que o fundo do oceano possui, não há como escapar com vida.
Os destroços do Titan chegaram a um píer no Canadá e seguiram para armazenamento, para posteriormente, investigações. Composto de fibra de carbono e titânio, ele pesava 10,4 toneladas. Especialistas acreditam que, além da baixa resistência das peças, a fibra de carbono acabou sendo o catalisador da trágica implosão.
A empresa que coordenou o resgate das peças, a Pelagic Research Services, informou que realizará uma coletiva de imprensa em Nova York “após nossa equipe se reagrupar”.