Entre janeiro e março de 2023, Santa Catarina registrou 177 homicídios, um aumento de 15% em comparação ao mesmo período em 2022. Os dados do Monitor da Violência, projeto criado pelo g1, mostram que aconteceram 24 crimes violentos a mais neste ano.
Aliás, vale destacar que, no país, Santa Catarina tem a 5ª maior alta percentual. Além disso, o estado vai na contramão do Brasil, que registrou queda de 0,7%.
Os dados contabilizam vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Estes casos são chamados de crimes violentos letais e intencionais.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), responsável pelos dados no estado, informou, em nota, que o número está relacionado ao “confronto entre facções do crime organizado”.
Além disso, segundo a SSP-SC, a disputa entre organizações criminosas tem como consequência os homicídios.
Crimes violentos em SC
Sobretudo, vale destacar que Santa Catarina registrou diversos crimes violentos ao longo do primeiro trimestre do ano.
Em Joinville, cidade mais populosa do estado, uma chacina terminou com quatro corpos encontrados em uma chácara em março deste ano.
Além disso, na mesma cidade, outro massacre terminou com sete mortes. Segundo a Polícia Civil, ambos os crimes têm relação o conflito entre organizações criminosas.
No entanto, outros casos também chamam a atenção, como o ataque à creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças.
Por fim, vale destacar que o levantamento compila os dados dos crimes violentos mês a mês e faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.