Em uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar Rodoviária, os agentes apreenderam cerca de 500 litros de agrotóxico contrabandeado. A operação aconteceu na tarde desta quarta-feira,28, na BR-282, em Vargem Bonita.
Primeiramente, os agentes localizaram a carga ilegal durante a abordagem de uma picape Fiat/Strada com placas de Toledo/PR.
Os 25 galões do produto estavam no compartimento de carga do veículo. Ao ser questionado, o motorista, um homem de 43 anos e natural do Rio Grande do Sul, afirmou ter adquirido o agrotóxico na Argentina. Ele afirmou ter como destino final a cidade de Campos Novos.
Além disso, este mesmo indivíduo já havia sido preso no dia 1º de junho, na BR-282 em Herval d’Oeste. Na ocasião, ele transportava 600 litros do mesmo agrotóxico contrabandeado.
Agora, ele será novamente encaminhado à Polícia Federal em Chapecó, onde responderá pelo crime de contrabando.
Em seguida, os agentes encaminharam a carga apreendida ao depósito da Receita Federal, localizado em Joaçaba.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de agrotóxico apresenta riscos à saúde daqueles que o manipulam. Portanto, sua entrada no país é proibida, podendo causar graves doenças.